Header Ads

Header ADS

TV Varjota em Destaque - Ao vivo

Varjota e mais 120 cidades terão internet via satélite



Fortaleza/Brasília. O Ceará terá 121 municípios beneficiados pelo programa Internet para Todos, lançado ontem (12) pelo presidente Michel Temer. O objetivo do governo, via Ministério das Comunicações, é levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade. Em evento realizado em Brasília, Temer também sancionou o projeto aprovado no Congresso Nacional que libera R$ 2 bilhões para os municípios desenvolverem ações nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Temer destacou em seu discurso que está cumprindo com sua palavra de efetivar um programa e dar apoio às prefeituras por meio da renegociação das dívidas e do auxílio financeiro prometido no ano passado.

"Eu acho que nós estamos colocando o Brasil no mundo moderno, trazendo a modernidade para o país. (?) Desde 2005 já se falava desse tema de levar a banda larga para todos os municípios e escolas públicas. Hoje, nós podemos comemorar algo que diz respeito aos países mais avançados do mundo, nós estamos levando banda larga para todos os municípios brasileiros", declarou Temer.

Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, até ontem, quase metade dos municípios brasileiros (2.766) cidades concluíram o cadastro na plataforma e foram consideradas aptos para formalizar a adesão ao programa. Confira a lista das cidades divulgada pelo ministério.

Prazos

Após a assinatura da adesão, a previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O Ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia. A conexão será via o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.

O ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, explicou que a conexão do satélite também atenderá os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, que firmaram parceria com a pasta de tecnologia para monitorar o tráfico nas fronteiras brasileiras, levar internet banda larga a 7 mil escolas públicas em 2018, além de implantar internet em hospitais e postos de saúde.

Confira a lista das cidades contempladas

121 cidades cearenses terão antenas instaladas em seu território no programa Internet para Todos, segundo o Ministério das Comunicações


Internet para todos
Cidades beneficiadas no Ceará

Amontada
Umirim
Caririaçu
Barbalha
Milhã
Arneiroz
Chaval
Pacajus
Baturité
Itapiúna
Aratuba
Itaiçaba
Campos Sales
Poranga
Apuiarés
General Sampaio
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Baixio
Beberibe
São Gonçalo do Amarante
Trairi
Nova Olinda
Várzea Alegre
Araripe
Cariús
Catarina
Jucás
Acaraú
Bela Cruz
Marco
Morrinhos
Aiuaba
Crato
Assaré
Cascavel
Paracuru
Antonina do Norte
Cariré
Alcântaras
Senador Sá
Reriutaba
Moraújo
Massapê
Groaíras
Maracanaú
Guaramiranga
Lavras da Mangabeira
Jaguaruana
Caucaia
Brejo Santo
São Luís do Curu
Itapipoca
Mauriti
Camocim
Cruz
Uruoca
Icó
Orós
Forquilha
Varjota
Ipueiras
Pentecoste
Irauçuba
Itapajé
Aracati
Tamboril
Caridade
Hidrolândia
Palmácia
Pedra Branca
Parambu
Carnaubal
Solonópole
Mucambo
Tianguá
Mombaça
Piquet Carneiro
Redenção
São Benedito
Morada Nova
Iguatu
Saboeiro
Cedro
Granja
Acopiara
Tauá
Iracema
Alto Santo
Limoeiro do Norte
São João do Jaguaribe
Mulungu
Boa Viagem
Novo Oriente
Crateús
Pires Ferreira
Croatá
Ipaporanga
Madalena
Miraíma
Tururu
Guaiúba
Ocara
Barreira
Ibicuitinga
Potiretama
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Quixadá
Graça
Tejuçuoca
Acarape
Chorozinho
Pindoretama
Jijoca de Jericoacoara
Catunda
Fortim
Granjeiro
Itaitinga
Choró

Informações Diario do Nordeste
Tecnologia do Blogger.