Header Ads

Header ADS

TV Varjota em Destaque - Ao vivo

Caso de peste suína em Santa Quitéria preocupa produtores



Após a constatação de outros três casos em Forquilha e Groaíras, a  Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI) confirmou um caso de peste suína clássica no município de Santa Quitéria. Uma força-tarefa foi montada para conter a propagação da doença na região, que já chega ao número aproximado de 100 suínos infectados.

O caso em Santa Quitéria foi registrado em um assentamento, distante cerca de 50 km da sede do município. Comunidades próximas a essa propriedade, dentro de um raio de 3 km, foram monitoradas e até o momento, nenhum outro foco foi encontrado.

Ao site A Voz de Santa Quitéria, o diretor de Sanidade Mental da ADAGRI, Amorim Sobreira, informou que a descontaminação da área será realizada ainda nesta semana, por profissionais da agência e também do Ministério da Agricultura, que integram a força-tarefa.
Segundo Amorim, o perfil das propriedades contaminadas são de pequenos criatórios de até 200 animais, que não se preocupam com a origem e a sanidade deles e que servem apenas para sua própria subsistência ou pequenas vendas.

Outro ponto que o diretor também esclareceu foi sobre o consumo da carne em caso do animal estando infectado e a doença, que não causam nenhum mal a população humana, apenas para os proprietários dos animais, já que os porcos precisam ser sacrificados para que o vírus não chegue a animais sadios, devido a alta mortalidade entre eles.

No caso do rebanho apresentar sintomas, como mortalidade em leitões, corrimento nasal, sem coordenação motora nos membros posteriores, conjuntivite e manchas avermelhadas, os produtores devem procurar imediatamente o escritório local da Adagri ou o telefone 0800 280 0410.
Tecnologia do Blogger.