Header Ads

Header ADS

TV Varjota em Destaque - Ao vivo

Chove em Ipu e mais 13 municípios da região da Serra da Ibiapaba



Conforme a Funceme, choveu em pelo menos 72 dos 184 municípios cearenses. Choveu com intensidade em Farias Brito (178mm), Arneiroz (74,5 mm), Catarina (73,0 mm), Novo Oriente (70,0 mm), Santana do Acaraú (68,8 mm), Crato (62,0 mm), Crateús (58,0 mm), Altaneira (46,0 mm) e Barro (45,8 mm).

Na Região Central e Inhamuns houve chuva em todos os 23 municípios, sendo a maior em Arneiroz.

Na Região da Ibiapaba aconteceram precipitações em todas as 14 cidades. O maior registro foi em Ipaporanga, com 30,0 mm, já no município de Ipu, de acordo com o órgão, a chuva foi de 5mm.

Pré-Estação Chuvosa
Tais registros acontecem por influência de áreas de instabilidade sobre o Piauí e associadas à presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma banda de nebulosidade e precipitação com orientação noroeste-sudeste, indo desde o sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico Sul.

Além da continuidade da ZCAS, a Funceme identifica, por meio da análise de imagem de satélite e previsão de modelos numéricos, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o oceano Atlântico e próximo à costa leste do Nordeste.

Assim com o Cavado de Altos Níveis (CAN) observado no último fim de semana, áreas de nebulosidade e, consequentemente, chuvas são proporcionadas na área da borda deste sistema. Ambos os sistemas são típicos da Pré-Estação, que vai até o fim de janeiro no Ceará.


Com informações G1/CE
Tecnologia do Blogger.